_________Luandabe____________Luandabel
______LuandabelaLuan_______LuandabelaLuanda
____LuandabelaLuandabel___LuandabelaLuandabel
___LuandabelaLuandabelaLuandabelaLu_______Luan
__LuandabelaLuandabelaLuandabelaLu_________Luan
_LuandabelaLuandabelaLuandabelaLuanda_______Luan
_LuandabelaLuandabelaLuandabelaLuandabela______L
LuandabelaLuandabelaLuandabelaLuandabelaLuan__Lua
LuandabelaLuandabelaLuandabelaLuandabelaLuandab_L
LuandabelaLuandabelaLuandabelaLuandabelaLuandabel
LuandabelaLuandabelaLuandabelaLuandabelaLuandabel
_LuandabelaLuandabelaLuandabelaLuandabelaLuandab
__LuandabelaLuandabelaLuandabelaLuandabelaLuand
____LuandabelaLuandabelaLuandabelaLuandabelaLu
______LuandabelaLuandabelaLuandabelaLuandab
_________LuandabelaLuandabelaLuandabelaL
____________LuandabelaLuandabelaLuand
______________LuandabelaLuandabela
_________________Luandabela♥♥♥
___________________♥♥♥♥♥♥
_____________________♥♥♥
______________________♥
__________♥Olá♥ Caríssimo♥
_____________##
____________###*
________.*#####
_______*######
_____*#######
____*########.
___*#########.
___*######*###*
__*#########*###
_*##########*__*##
_*###########___*
_#########
_*##*#####
_*_########
____#######
_____*######
______*#####*
___EU___*####*
__QUERO___*####
__VOCÊ_______*##*
__FELIZ TODO___*##
__DIA___________*##.
______________.#####. Beijos :-***
___________.##########
__________.####*__*####
Na verdade... :x
Nós todos precisamos uns dos outros, eu, por exemplo, preciso
De você... Do seu carinho e da sua amizade.
Luandabela -)(-:

quarta-feira, 31 de março de 2010

ÓLEO DA VIDA

ÓLEO DA VIDA

Reprodução Internet

Se a deusa Palas Atenas desceu do Olimpo para dar aos homens as oliveiras, e a Bíblia conta que o azeite era o óleo de Jesus, não sou eu que vou abdicar dele em minha cozinha.

A gordura mais saudável do planeta existe desde o início da humanidade, consumida no mundo inteiro a partir das raízes mediterrâneas, e confesso minha obsessão pelo óleo de oliva, que uso de tudo quanto é jeito dentro ou fora da panela.

Reprodução InternetPortanto, terminei o livrinho cor de azeitona e liguei para a especialista Rosa Nepomuceno, que falou com o blog sobre esse ingrediente primordial da gastronomia.

Craque nas ervas e condimentos, escritora, consultora e autora da carta de azeites dos supermercados Zona Sul, Rosa embarcou numa senhora viagem atrás de azeites pela Itália - das casas de família no interior às grandes corporações -, e lançou 'Um Fio de Azeite - No cenário da Úmbria e da Toscana' (Ed. Casa da Palavra), aula de azeite em relatos de viagem.

O livro ajuda a entender os diversos tipos de azeitona, e os diferentes azeites, seus componentes aromáticos e as utilizações culinárias que se pode fazer de cada um, além dos processos de fabricação de cada marca, as denominações de origem controlada e demais pistas para interpretarmos os rótulos, hoje encontrados em abundância nos supermercados - a coleção atual do Zona Sul é digna de nota.

Boca no Mundo - Um grande mito em relação ao azeite, mas que parte de uma premissa verdadeira, é que ele não pode ir para a panela porque perde suas propriedades e torna-se nocivo ao organismo. Mas em países como Itália e Espanha o azeite é utilizado até para frituras...

Rosa - Ouvi de um produtor, na Itália, uma frase que guardei: "A fritura não faz mal nem ao azeite, nem à saúde". Você só não pode deixar queimar o óleo, aliás, nenhum óleo. O ponto de queima do azeite ocorre após os 180 graus, ou seja, é possível até fritar, controlando a temperatura, e o extra virgem é ainda mais resistente. Agora, ninguém vai utilizar um azeite de primeira para fritar, né? Seria como passar um perfume caro para ir à academia. De qualquer forma, esse é o mito que mais atrapalha, deve-se usar o azeite para tudo.

Reprodução InternetBM - E quanto a questão de o azeite ser ou não extra virgem, o que diferencia, nesse aspecto, um azeite do outro?

R - O virgem e o extra virgem são da primeira pressão, esteja escrito ou não no rótulo, sempre prensados a frio, de forma mecânica. É a análise química da acidez que vai definir, e essa acidez, relativa aos níveis de ácido oléico, não é perceptível na boca, como muitos acreditam. Até 0,8% de acidez é extravirgem. Daí até 2% é virgem, o chamado azeite de mesa, e acima disso está o óleo que vai para o refino, onde serão corrigidos cor, textura, sabor e aroma. E há também o Sansa, que é o sub-produto, o bagaço, mais barato e indicado para fritar. É o resíduo dos frutos e do óleo que ficaram nas máquinas, também refinado.

BM - O que mais te impressionou na viagem?

R - O grande investimento que estão fazendo no azeite me impressionou. É uma riqueza mediterrânea milenar, e sempre foi utilizado normalmente, sem tanta distinção, é aquela coisa: casa de ferreiro, espeto de pau. Não se voltavam para o extra virgem, usavam o mais barato. Hoje na Itália há uma campanha imensa de conscientização da população em relação aos melhores azeites, e dezenas de instituições científicas divulgando pesquisas sobre as qualidades nutricionais do azeite
Glitter Photos

Nenhum comentário:

Counter

♥Luandabela Headline Animator

Postagens populares

Sexualidade

Sexualidade
Bar Aurora & Boteco Ferraz

Subscribe Now: Feed Icon

va